A nova fábrica ocupa uma área de em uma área de 32 mil metros quadrados e tem capacidade para produzir 150 mil motores por ano e gerou cerca de 400 empregos na região. Com a unidade, o grupo cumpre os termos do contrato adicional ao Decreto 166 lançado pelo governo russo em maio de 2011 determinando que a partir de 2016 pelo menos 30% dos veículos produzidos na Rússia deverão ser equipados com motores também fabricados localmente.
“Com a nossa moderna nova planta, nós estaremos fornecendo motores produzidos localmente para os nossos veículos fabricados em Kaluga e Nizhny Novgorod. Vamos, portanto, não só aumentar o conteúdo local dos nossos carros, mas também torná-los mais acessíveis para o nossos clientes russos”, declarou o gerente geral do Grupo VW na Rússia, Marcus Osegowitsch.
O ex-presidente da Volkswagen no Brasil e atual membro do conselho de administração para a marca responsável por componentes, Thomas Schmall, também acompanhou a inauguração: “O desenvolvimento da Volkswagen em Kaluga - começando com a planta de veículos e continuando com a fábrica de motores - simboliza a força desta região. Pretendemos continuar esse desenvolvimento no futuro porque acreditamos no potencial considerável oferecido pela indústria automobilística russa”.
Segundo a empresa, a nova fábrica apresenta características de produção eficiente com o uso de tecnologias que permitirão a redução do uso de água na produção. A empresa investiu € 8,6 milhões em tecnologias que promovem a maior qualidade de manufatura dos motores. Por outro lado, o próprio motor EA211 1.6 segue padrões de melhor eficiência: o peso os níveis de emissões de CO2 foram reduzidos em 10% com relação ao seu antecessor.
Os funcionários da nova fábrica passaram por treinamento conforme as diretrizes so sistema mundial integrado da Volkswagen: em Kaluga, 60% dos empregados já concluíram uma formação em outras fábricas do grupo, por exemplo, na principal planta da Skoda em Mladá Boleslav, na República Tcheca, ou nas fábricas alemãs de motores em Chemnitz e Salzgitter ou ainda em Polkowice, na Polônia. Segundo a empresa, o objetivo também é ampliar e fortalecer as relações com os fornecedores locais: uma proporção significativa dos componentes necessários para o novo motor deve ser adquirida de empresas locais.
Fonte: Autobusiness
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