A Scania apresentou nesta quarta-feira (29/7) uma nova versão do modelo R440, que agora tem a opção de sair da fábrica com tração 8x2, com capacidade para transportar 37 toneladas. Entre as novidades do veículo é o cavalo mecânico de dois eixos direcionais, que facilita manobras tanto na estrada como nas operações de carga e descarga. O caminhão promete redução nas despesas, pois usa dois pneus a menos em relação ao modelo usado para carretas bitrem, que normalmente rodam com tração 6x4. Além disso, oferece função de suspender o eixo traseiro do cavalo, adequado para quando o veículo estiver vazio, evitando pagamento de pedágio extra.
O modelo foi construído com a ajuda do G-10, um dos maiores transportadores do país, com sede em Maringá (PR), que desde 2011 vinha adaptando um quarto eixo em parte de sua frota na tentativa de reduzir os custos e ganhar produtividade. “Gastamos entre R$ 30 mil e R$ 40 mil em média com essa adaptação. Ao todo, foram 200 veículos de um total de 1.600”, revela Valdecir Adamucho, sócio-proprietário do G-10.
A situação econômica do país e a recente desvalorização nos preços médios dos fretes rodoviários tendem a limitar a demanda por caminhões
O atraso na colheita da safra e na comercialização de grãos e insumos freou a demanda por transporte no primeiro semestre do ano, conforme Adamucho. Com a entrada de uma segunda “supersafrinha” de inverno, vendas de açúcar e importação de fertilizantes a serem usados no plantio do próximo verão, o executivo espera que o segundo semestre seja mais movimentado. “Está difícil manter o fluxo de caixa. O transporte de industrializados tem amenizado a situação. A fase é de rentabilidade zero”, define.
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