O mercado brasileiro para o segmento de caminhões e ônibus está muito ruim, registrando queda de 37,6% em 2015, na comparação com 2014. Até o momento foram emplacados um pouco mais de 54 mil caminhões.
Nessa situação, os fabricantes de veículos do setor não esperam melhoras tão cedo, especialmente a Scania, cujas vendas caíram 62,7% este ano. E o que fazer? A montadora nórdica decidiu investir ao invés de demitir.
A partir do primeiro semestre de 2016, a Scania começa a fabricar caminhões e motores Euro 6. A medida visa abastecer todos os mercados da marca fora da Europa, pois as plantas da Suécia e Holanda trabalharão para atender apenas a demanda do velho continente.
Nesse caso, com apenas três fábricas no mundo, a terceira passa a atender o restante do mundo. Para isso, a planta de São Bernardo do Campo/SP não fará demissões, mas dará férias coletivas de cinco semanas a partir de 25 de dezembro.
Para a Scania, a produção brasileira será agora focada na exportação, especialmente para o mercado latino-americano e asiático, onde alguns países passarão a adotar o Euro 6. Aqui, o Euro 5 já está em vigor há dois anos e deve permanecer por mais tempo.
Em 2013, a Scania bateu recorde de vendas no Brasil e tinha 80% da produção voltada para o mercado nacional. No começo de 2015, o volume já era de 50% e deve fechar em dezembro com apenas 30%.
Além do Euro 6, a Scania no Brasil está totalmente adaptada para a produção de veículos com biodiesel, GNV e outros combustíveis alternativos, podendo assim se adaptar mais rapidamente aos mercados que venham a exigir essas novas fontes de energia.
[Fonte: Isto é]
Agradecimentos ao Rogério.
Fonte: www.noticiasautomotivas.com.br/scania-vai-produzir-caminhoes-euro-6-no-brasil-visando-exportacoes/
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário