Na semana passada, a ZF foi nomeada fornecedora dos sistemas de transmissão e embreagem para o primeiro caminhão da Foton Caminhões fabricado no Brasil, a partir de 2016: o modelo Foton 10–16DT de 10 toneladas. Seu protótipo, que está em fase final de testes de rodagem para as avaliações técnicas da engenharia da montadora, será equipado com a transmissão ZF 6S500 com 6ª marcha Overdrive.
A embreagem, fabricada no Brasil, possui 350mm de diâmetro e está entre as maiores do segmento até 10 toneladas, garantindo conforto e durabilidade. De acordo com Mauro Di Ciomo, Gerente de Desenvolvimento de Negócios e Engenharia de Aplicação de Embreagens para OEM, o revestimento orgânico heavy duty é o mesmo utilizado em veículos de maior carga e severidade, além do consagrado amortecedor torcional de 188mm que protege a transmissão das vibrações geradas pelo motor.
“Fizemos diversos estudos analisando o mercado brasileiro e seus potenciais clientes e também nos baseamos na expertise que já existe no caminhão de 10 toneladas chinês, que possui os produtos ZF”, Leandro Lucki Gedanken, gerente de Engenharia e Desenvolvimento da Foton.
O Foton 10-16DT será o único em sua categoria equipado com a transmissão ZF 6S500 de seis marchas, com Overdrive, oferecendo inclusive entrada para tomada de força. “Nossos concorrentes diretos utilizam transmissões de cinco marchas, e quando oferecem as de seis marchas só o trazem como opcional e consequentemente, com maior preço. Com o excelente balanceamento do trem de força e considerando um uso adequado pelo condutor, o baixo consumo de combustível será um diferencial a ser observado no Foton 10-16 DT, já que com transmissão de seis marchas e Overdrive de série, o cliente recebe um benefício de elevado valor agregado na sua planilha de custo operacional”, explica Gedanken.
Fonte: Transpo On Line
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário