O clima de celebração que marcou a abertura da 20ª edição da Fenatran deu o tom para toda a semana de negócios dentro do Pavilhão do Anhembi, durante o Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga. Toda a cadeia produtiva do setor esteve representada, através de 320 marcas expositoras, que apresentaram ao mercado as principais novidades em caminhões, implementos rodoviários, produtos e serviços de gestão e rastreamento de frotas, autopeças, equipamentos, entre outros, além das entidades apoiadoras NTC&Logística – Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística, Anfavea - Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automores, e Anfir – Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários. A Reed Exhibitions Alcantara Machado também confirmou a realização da 21ª Fenatran em 2017.
Ainda na abertura do evento, o presidente da Anfavea, Luiz Moan, anunciou que o governo federal reabriria o Finame-PSI do BNDES até o fim de novembro, fato amplamente comemorado, e que foi fundamental para a realização de negócios durante o evento.
“O evento tem esse poder de reunir compradores, tomadores de decisão em suas empresas, para que possam traçar novas rotas e gerar oportunidades de negócios. Como prevíamos, esta edição da Fenatran foi ainda mais importante para o mercado, pois havia alta necessidade de se criar situações de promoção e vendas” – avalia o vice-presidente da Reed Exhibitions Alcantara Machado Paulo Octávio Pereira de Almeida.
João Paulo Picolo, diretor do evento, reforça que a organização focada em geração de negócios, em parceria com as entidades apoiadoras, foi vital para o sucesso. “Cumprimos nosso compromisso com o mercado e entregamos todos os projetos com excelentes resultados. Os principais compradores do setor estiveram na Fenatran, e tiveram a experiência única de encontrar os melhores produtos em um só local, rentabilizando e economizando em seus negócios. Tivemos uma agenda de compra e venda muito consistente”.
A Reed Exhibitions Alcantara Machado programou uma série de atrações e encontros voltados à geração de negócios e atualização profissional durante a 20ª Fenatran. O I Congresso Fenatran reuniu mais de 150 participantes e nomes conceituados do mercado, que ofereceram conteúdo premium e perspectivas de mercado para os próximos anos. A Ilha do Conhecimento, instalada dentro do pavilhão recebeu 22 horas de conteúdo gratuito para atualização profissional. A promotora também organizou Caravana de Compradores, e o Premium Club, programa de compradores que contou com serviço de concierge, para acompanhar os compradores até o estande das empresas que os convidaram para o evento. O projeto Encontro de Negócios propiciou reuniões programadas entre compradores e expositores e movimentou R$ 16,4 milhões em 150 reuniões.
A feira reuniu durante seus cinco dias 50.222 mil visitantes/compradores, vindos dos 27 estados brasileiros. No que diz respeito à presença de compradores internacionais, 49 países estiveram presentes e puderam conferir as novidades de expositores líderes de mercado como a Volvo Caminhões e DAF, e marcas de implementos top of mind como Randon, Noma, Librelato, TruckVan, Rossetti e Guerra, além de produtos e soluções inovadoras de empresas como Valecard, Pamcard, Autotrac, Alcoa, AngelLira, Continental, entre outros.
“A Fenatran, mais uma vez, mostrou a força que tem. Em um ano como o que estamos vivendo, ela surpreendeu até os mais otimistas. Além de vendas, a feira é um fórum consolidado para debates sobre infraestrutura, logística e mobilidade. O Congresso Fenatran e as palestras lá realizadas reforçaram o nosso compromisso com a construção do futuro do transporte rodoviário no nosso país”, opinou o presidente da NTC&Logística, apoiadora de evento, José Hélio Fernandes.
Para Moan, “o sucesso absoluto da Fenatran está diretamente ligado à decisão ágil e extremamente acertada do Governo de reabrir o PSI. Sem esta medida teríamos um ano de 10 meses, mas agora voltamos a ter um ano com 11 meses para comercialização. O fato foi, portanto, preponderante para permitir que as empresas pudessem seguir com o planejamento já estabelecido, garantir a continuação das vendas e fortalecer a confiança dos investidores, que puderam apreciar durante o Salão produtos com alto nível de inovação e tecnologia”.
A participação da indústria de implementos rodoviários foi considerada um êxito pelo segmento. Foram registradas aproximadamente 6 mil oportunidades de negócios, revelou a Anfir - Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários. “O resultado mostra que a decisão das empresas de comparecerem à Fenatran foi acertada”, afirmou Alcides Braga presidente da entidade. No estande da Anfir, a presidente da Caixa Econômica Federal, Miriam Belchior, assinou convênio para financiamento de implementos rodoviários através do banco durante o último dia de feira. De acordo com a Caixa, a partir da Fenatran, o banco abriu linha de crédito de pelo menos R$ 500 milhões, para financiamento de até 90% do valor de compra para implementos.
“Foi um evento de superação” – avaliou o diretor de Vendas Wilson Ferri, da Randon - durante os cinco dias de feira, a marca contabilizou 300 vendas entre reboques, semirreboques e carrocerias, além das mais de 1000 prospecções juntos aos clientes que visitaram a empresa. Na ocasião, mais de 120 cotas de consórcios foram comercializadas.
“A feira de 2015 está proporcionalmente melhor, em relação ao volume de negócios – avalia Marcelo Noma, superintendente geral da Noma - o pessoal que está visitando a feira está vindo a trabalho, procurando novidades e fechando negócios, isso pra nós é muito bom”. Kimio Mori, diretor de Marketing da Rodolinea/RHODOSS acredita que a Fenatran “representa um marco para nós, pois mostra que as empresas souberam se flexibilizar, se adaptar ao mercado e realmente mostrar ao cliente aquilo que têm de melhor. É importante estar aqui por respeito ao cliente”.
“Apesar de ser um ano difícil, conseguimos nos manter e fechamos na Feira negócios da ordem de US$ 20 mil com a Colômbia – comemorou Vanderlei Castilhos, gerente comercial da Engatcar - fizemos bons contatos com compradores da Bolívia, Chile, Uruguai e Peru, além de novos clientes que recebemos de São Paulo, Paraná e Santa Catarina”.
A Dhollandia obteve ao menos 15 encomendas de máquinas. “Viemos à Fenatran com objetivo de rever nossos clientes e também abrir novos contatos. Ficamos surpresos com a vinda de visitantes do Nordeste. Nossa expectativa é manter o crescimento em 10% para este ano”, contabilizou o engenheiro Rodrigo Freitas.
A Volvo, por exemplo, chegou à Fenatran com um estande de 4 mil m², com 40 salas de reunião e 400 colaboradores. “O investimento valeu a pena - disse Daniel Mello, gerente de Marketing da Volvo - a Fenatran é a maior feira da América Latina e reúne um público qualificado que faz os negócios acontecerem, de uma maneira que não encontramos em nenhum outro lugar no mundo. Talvez feira maior exista, mas tão voltada para os negócios, difícil de encontrar”.
Na avaliação de Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil, “os resultados foram ótimos, acima de nossas expectativas. A marca esteve em evidência durante toda a semana para a imprensa e para a mídia especializada, além de intensificarmos o contato com nossos clientes. Também ficamos muito felizes com a aceitação do público pelo novo caminhão CF e do lançamento da Super Space Cab. Tanto nós no Brasil, quanto nossa matriz em Seattle, estamos extremamente satisfeitos com o resultado. Apesar das dificuldades desse momento, comercializamos 588 caminhões, quantidade acima de nossa meta inicial. Ou seja, foi um sucesso total e valeu a pena a aposta na feira. Sem dúvida estaremos presentes na Fenatran 2017!”
A Fenatran
20º Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga é organizada e promovida pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, e tem iniciativa da NTC & Logística e Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, com apoio institucional da Anfir - Associação Nacional dos Fabricantes de Implementos Rodoviários, Simefre - Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários e ABR - Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus. Esta edição do evento tem o patrocínio de importantes empresas, como Bradesco, Petrobras, Pamcard, Mobil Devalc e CBA – Companhia Brasileira de Alumínio/Votorantim Metais.
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário