A restrição aos
serviços de fretes para empresas de carga própria e a consequente
diminuição da concorrência desleal deve favorecer o cumprimento de uma
tabela referencial de fretes. Essa é uma das expectativas que a
Confederação Nacional dos Transportadores Autônomos (CNTA) tem com o
novo RNTRC (Registro Nacional dos Transportadores Rodoviários de
Cargas). A Confederação reuniu federações e sindicatos de todo o país,
na última terça (25), em Brasília, para debater sobre o tema. O encontro
contou com palestras da diretoria da ANTT (Agência Nacional de
Transportes Terrestres), órgão responsável pelo recadastramento.
O RNTRC é
obrigatório para todos que praticam atividade econômica de transporte
rodoviário de cargas no Brasil, por conta de terceiros e mediante
remuneração. O processo de recadastramento é indispensável para a
categoria e é aguardado com grande expectativa. O último cadastramento
foi feito em 2009 com validade de cinco anos, mas desde o vencimento, os
registros vêm sendo prorrogados. A previsão da Agência é que o
recadastramento tenha início a partir de 28 de setembro, com prazo de 18
meses para ser finalizado.
O presidente da
CNTA, Diumar Bueno, destacou alguns pontos que devem trazer benefícios
aos caminhoneiros autônomos. O cumprimento da tabela referencial de
fretes é mais um dos avanços que deverá ser proporcionado pelo
recadastramento. Bueno explica qual a relação do RNTRC com o tema: “Um
grande problema é sobre os transportadores de carga própria, que não
vivem exclusivamente do transporte e que compete de forma desigual com o
caminhoneiro e com os transportadores, por causa do frete de retorno.
São indústrias, empresas, madeireiras, que possuem frota própria para
entregar suas mercadorias e que orientam seus funcionários a carregar
somente pelo valor do óleo diesel na hora do regresso. Isso compete com o
caminhoneiro que trabalha e sobrevive especificamente do serviço de
transporte”.
A concorrência
desleal se dá porque a empresa já tem previsto no faturamento da
mercadoria o custo da entrega e do retorno. Bueno recorda que no
primeiro cadastramento, esses problemas não estavam previstos pela ANTT,
mas agora a Agência tem como qualificar quem são os transportadores de
carga própria que vão ter o registro, mas não com autorização para
executar fretes remunerados. E a tabela referencial de fretes, divulgada
pela ANTT, é um instrumento com respaldo oficial sobre qual o valor
mínimo a ser cobrado pelo preço do frete sem que haja prejuízo.
A segurança nos
pontos de recadastramento foi um dos assuntos tratados pela diretoria da
ANTT, presente no evento. Por meio de acordos de cooperação celebrados
com a Agência, somente os sindicatos e federações de transportadores
autônomos homologados e reconhecidos oficialmente poderão realizar o
recadastramento. As senhas para acesso ao sistema serão rastreadas e
caso haja algum indício de fraude será possível localizar onde ela está
ocorrendo. Também está sendo estudado pela agência uma padronização na
identificação visual dos pontos de credenciamento com telefone da
ouvidoria em destaque.
Principais mudanças para o novo RNTRC:
- Cadastro de até dois TAC-Auxiliares pelo TAC;
- Limite de até três veículos automotores de carga para o TAC;
- Forma de comprovação de experiência de TAC e de Responsável Técnico;
- Nota de aprovação do curso específico para TAC e RT e a possibilidade de fazer os cursos à distância (pela internet);
- Forma de
comprovação de posse ou propriedade de veículo, contrato de comodato,
aluguel, arrendamento e afins, devidamente anotado junto ao Registro
Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM;
- Identificação eletrônica dos veículos por meio de tag.
Requisitos para o Registro de Transportador Autônomo de Cargas (TAC):
1 - Ter Cadastro de Pessoas Físicas-CPF ativo;
2 - Possuir Documento oficial de identidade;
3 - Estar aprovado em curso específico ou comprovar de ter sido TAC registrado no RNTRC por pelo menos três anos;
4 - Estar com a contribuição sindical em dia,
5 - Ser
proprietário, coproprietário ou arrendatário de no máximo três veículos
automotores de carga registrado na categoria “aluguel” (placa vermelha).
“Poucas entidades
representativas têm o privilégio de fornecer o registro para o exercício
das funções de seus representados”, comentou Diumar Bueno, presidente
da CNTA. “A organização dos sindicatos e federações irá facilitar o
recadastramento, permitindo que o processo seja feito com maior lisura e
garantia para os caminhoneiros. Essa sem dúvida é uma grande conquista
que temos a ofertar para a nossa categoria e a presença de todos nesse
evento comprova o interesse e a seriedade com que o assunto está sendo
tratado”, complementou.
Da ANTT, estiveram
presentes: o superintendente de serviços de transporte rodoviário e
multimodal de cargas (SUROC), Tito Lívio Pereira Queiroz e Silva,
Rosimeire Lima de Freitas e Gizelle Neto.
FONTE: CNTA
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